sbado, 01 novembro de 2014

Estou Em: Noticias Eleições 2014 Candidatos a prefeito e vereador podem ter contas desaprovadas em 2012
Informax_setembro3

Candidatos a prefeito e vereador podem ter contas desaprovadas em 2012

E-mail Imprimir PDF
Eleicoes_2012_logo_RC

Dr. Jonson acrescenta que em municípios com menos de 20 mil eleitores não há obrigatoriedade dos candidatos a vereador abrir conta bancária.

argaiv1099

Os candidatos a Prefeito e Vereador nas eleições municipais de 2012 podem sofrer severas punições da Justiça Eleitoral, se não cumprirem os prazos legais para a abertura de Contas de Campanha Eleitoral.

A orientação do especialista em Direito Eleitoral e que atua na região Central Sertão cearense, Dr. Jonson Pinheiro, os candidatos a vereador nos municípios acima de 20 mil eleitores, devem abrir uma conta bancária para realizar toda a movimentação financeira de campanha. Esse prazo começa a partir da emissão do CNPJ pela Receita Federal, ou seja, quando o candidato registra sua candidatura, a Justiça Eleitoral encaminha o pedido de CNPJ para receita federal e quando o mesmo é emitido o candidato a vereador tem 10 (dez) dias para procurar uma agência bancária de sua preferência e efetuar a abertura de uma conta específica para a campanha eleitoral, sendo vedado o uso de uma conta já existente.

Aqueles que não atentarem para os prazos legais poderão ter suas contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral e não obter a Quitação Eleitoral para próximos pleitos. Dr. Jonson acrescenta que em municípios com menos de 20 mil eleitores não há obrigatoriedade dos candidatos a vereador abrir conta bancária, mas todos os candidatos a Prefeito devem abrir nos prazos legais, assim como os Comitês Financeiros de cada partido, sendo vedado abrir conta para coligação partidária.

“Muitos candidatos não atentam para este prazo, mas além das exigências da Justiça Eleitoral, a desaprovação de contas de campanha pode acarretar muitos problemas futuros como a não obtenção de passaporte e posse em concurso público. Quando o candidato abrir sua conta bancária deve procurar o Comitê Financeiro do seu partido para obter os recibos eleitorais e iniciar a campanha. Sem cumprir estes requisitos iniciais, poderão sofrer severas punições quando da sua prestação de contas, após as eleições de outubro”, disse o Especialista.


Adicionar comentário

AVISO: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio do portal REVISTA CENTRAL não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O portal REVISTA CENTRAL reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários, visando garantir a privacidade das informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos. Informamos que todos os comentários ficam registrados a numeração de IP.


Código de segurança
Atualizar


Compartilhe