quarta, 23 abril de 2014

Estou Em: Colunas Reforma Ortográfica Contra-reforma ou Contrarreforma
informax_DESTAQUE

Contra-reforma ou Contrarreforma

E-mail Imprimir PDF
portugues1

A Coluna "Reforma Ortográfica" é publicada toda terça-feira no portal Revista Central.

argaiv1129

Antes do novo Acordo Ortográfico escrevíamos “Contra-Reforma”, com as duas iniciais maiúsculas. Temos, depois do Acordo em questão, uma nova escrita: “Contrarreforma”.

Conforme se percebe, a inicial continuará sendo maiúscula, ainda que não esteja iniciando a frase, tendo em vista que o vocábulo designa um evento histórico (da mesma forma escrevemos com a inicial maiúscula “Renascença”, “Iluminismo”, etc.).

As reais mudanças estão, pois, na ausência do hífen – que não deve mais fazer parte do termo aqui estudado –, bem como na duplicação da consoante que inicia o segundo vocábulo.

A justificativa para a supressão do hífen está na nova regra, uma vez que, sendo o primeiro elemento um prefixo grego ou latino terminado por vogal – como é o caso de “contra” -, e o segundo elemento sendo iniciado por “r” ou “s”, desaparece o hífen, duplica-se a consoante que inicia o segundo elemento e juntam-se as duas palavras.

Voltemos ao vocábulo aqui estudado: “Contra” + “Reforma”. Note que o primeiro elemento termina por vogal e o segundo começa com a consoante “r”. É só aplicar a regra, e temos: “Contrarreforma”.

Pela mesma regra temos, por exemplo: contrarregra, microrregião, antirreligioso, autorretrato, contrarrazões, etc.

Voltaremos, mais adiante, a falar sobre esta regra, com novos exemplos.

Robério Fernandes
Colunista
Coluna "Reforma Ortográfica"

É Licenciado em História e ex-professor de matemática financeira. Autor do livro “Manual de português para o dia a dia forense”. É servidor concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Ministra cursos sobre a nova reforma ortográfica. Em 2009 foi facilitador do referido curso na Comarca de Acopiara e em 2010 e 2011 na Comarca de Aquiraz, tendo como destinatários juízes, promotores, advogados e servidores do Judiciário e do Ministério Público. É autor de três blogs, um dos quais voltados exclusivamente para a língua portuguesa, com postagens semanais.

 

Adicionar comentário

AVISO: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio do portal REVISTA CENTRAL não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O portal REVISTA CENTRAL reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários, visando garantir a privacidade das informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos. Informamos que todos os comentários ficam registrados a numeração de IP.


Código de segurança
Atualizar

Compartilhe